encontrei uma rotina ideal e possível para melhorar ainda mais a saúde e a disposição das futuras mãezinhas. Confira:
1. ATIVE O CORPO
Ainda na cama, dê aquela espreguiçada. Alongar atenua as câimbras e dá mais disposição. Só cuidado para não exagerar e se machucar. Na gravidez, a mulher fica mais flexível e os ligamentos, mais frouxos.
(Foto: Paola Saliby)
2. EVITE O ENJOO
Bolachas de água e sal ou chá de gengibre podem ser consumidos ainda na cama e ajudam a combater o tão temido enjoo matinal.
3. ALONGUE AS COSTAS
Deite-se em um tapete, mantendo ombros e pés no chão. Ao inspirar, erga as costas e o quadril. Expire e desça devagar, soltando o ar.
(Foto: Paola Saliby)
4. ALONGUE A PANTURRILHA
Com as mãos na parede, dobre a perna da frente e mantenha a de trás esticada, com o calcanhar no chão. Conte até 15 e troque.
Exercícios como pilates e ioga previnem dores nas pernas e na lombar e ajudam a ter um parto mais tranquilo. Pratique de duas a três vezes por semana, sob orientação.
(Foto: Paola Saliby)
5. CAFÉ DA MANHÃ
Deve ser variado e rico em nutrientes essenciais para mãe e bebê. O ferro, por exemplo, auxilia na produção de células sanguíneas. Já a fibra ajuda a reduzir o colesterol e a regular o intestino. Para contemplá-los? Suco de couve com laranja e aveia e duas fatias de pão integral com pasta de ricota. Dá para trocar o pão por tapioca ou quatro torradas integrais com geleia sem açúcar. Complete com uma salada de frutas, feita com banana, manga e abacaxi, que proporciona um bom mix de vitaminas. Veja outras dicas:
- Não há consenso sobre os efeitos do aspartame para gestantes. A melhor alternativa é trocar o açúcar por mel.
- Peito de peru e outros embutidos são cheios de sal, que faz inchar e leva à hipertensão. Invista no queijo branco.
- Prefira os cereais e pães integrais. Esses carboidratos complexos ajudam a controlar o peso e os níveis de açúcar.
(Foto: Paola Saliby)
6. 15 MINUTOS DE SOL
Os raios solares ajudam a ativar a vitamina D (essencial para o desenvolvimento do bebê) e a preparar os seios para a amamentação. Por isso, dedique 15 minutos diários ao banho de sol com os seios à mostra, antes das 10h ou depois das 16h. Uma alternativa é o banho de luz artificial, com lâmpada de 40 watts em um abajur sem cúpula, a 10 cm de cada um dos seios.
(Foto: Paola Saliby)
7. CAMINHADA
Ela deve ser feita todos os dias. Pode começar curta, com duração de dez minutos, e chegar a 40. A intensidade? Moderada, ou seja, nem tão devagar que você não sinta o exercício nem tão forte que você não consiga conversar com quem a acompanha.
Mantenha o corpo hidratado antes, durante e após os exercícios. Uma boa dica para variar o paladar é aromatizar a água com lima ou manjericão.
8. HORA DO BANHO
Evite água quente, que provoca queda de pressão e resseca a pele. Para combater a acne, faça esfoliação até duas vezes por semana na hora do banho. Evite as estrias, passando creme hidratante no corpo todo até dez minutos após a ducha, para maior absorção (menos nas aréolas dos seios). E fuja de produtos retinoicos ou com ureia.
Escovar os dentes pode piorar o enjoo, por isso o melhor é esperar uma hora após as refeições. Passado esse tempo, capriche na escovação, já que durante a gestação há uma tendência a inflamar a gengiva.
(Foto: Paola Saliby)
9. DE 3 EM 3 HORAS
Lanches entre as refeições ajudam a evitar enjoos e a controlar a glicemia, o que afastao diabetes gestacional. Uma boa opção é o iogurte desnatado, acompanhado de mel e castanhas.
10. PRONTA PARA SAIR
Para ficar bem o resto do dia, invista em sutiãs reforçados e meias de compressão. Cerca de 15 minutos antes de sair, deite-se com as pernas para cima e, então, coloque a meia. Vale usar salto, mas só até 3 cm.
Créditos para http://www.cordvida.com.br/blog/14-dicas-de-beleza-para-gestante/